domingo, 13 de março de 2016

HOMENAGEM DA FIVP E CBV AO GIGANTE EMANUEL



Vice-presidente da CBV, Neuri Barbieri, Emanuel e Walter Pitombo Laranjeiras, presidente da CBV

Nas emblemáticas areias de Copacabana, onde o vôlei de praia ganhou impulso e conquistou o mundo, Emanuel, o mais vitorioso jogador brasileiro da modalidade, foi homenageado neste domingo (13.03) durante o Rio de Janeiro Grand Slam. O ídolo, que fez sua última partida na sexta-feira (11.03), foi reverenciado pelo público, família, amigos e por toda a comunidade do voleibol, particularmente por aqueles que estiveram juntos com Emanuel na sua trajetória esportiva.




Ouro nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008 com Ricardo, e prata em Londres 2012 com Alison, Emanuel recebeu placas comemorativas oferecidas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), pelo Banco do Brasil e pelo Ministério do Esporte, além de uma passagem aérea com direito a acompanhante, ofertada pela Gol, e um quadro retratando seus momentos mais marcantes nos 25 anos de sua vitoriosa trajetória.

Ao lado da esposa Leila, dos filhos Lukas e Mateus e dos pais Fernando e Maria, Emanuel recebeu o quadro com a linha do tempo de sua trajetória esportiva dos ex-companheiros Ricardo, Alison e Clésio Prado, e dos técnicos Cajá, Letícia Pessoa e Rossini, que treinaram o homenageado. Sob aplausos do público, Emanuel agradeceu aos que participaram de sua vida esportiva.

“Todas as pessoas que estão aqui agora representam um pedaço de minha vida esportiva, todos foram muito importantes, família e companheiros de voleibol. Tenho de dividir meus méritos com eles”, comentou Emanuel a respeito do passado, mas já apontando para o futuro. “Espero que aqui em Copacabana, dentro de poucos meses, possamos comemorar muitos triunfos do vôlei de praia brasileira nos Jogos Olímpicos.”

Clésio Prado, primeiro parceiro de Emanuel, paranaense de Curitiba como o homenageado, considerou uma honra participar deste momento histórico.

“Emanuel é um ídolo, maior campeão da modalidade. Temos uma parceria de garotos. Jogamos juntos um torneio anual da CBV aqui em Copacabana, em 91, evento que definiu as duplas para o Circuito Banco do Brasil, que começou naquele ano. Assisti ao último jogo do Emanuel na sexta-feira. Chorei antes e depois. Grande emoção. Ele é uma pessoa de enorme valor também fora das quadras, por sua postura, pelo zelo que tem com o próximo, e isso supera todos os títulos. Não é à toa que o chamo de “Mano”, é o irmão que a vida me deu”, disse Clésio, que formava com Emanuel a dupla apelidada de Graveto e Espeto.

A placa comemorativa da CBV foi entregue pelo presidente da entidade esportiva, Walter Pitombo Laranjeiras, e pelo vice-presidente Neuri Barbieri. A homenagem do Banco do Brasil foi ofertada pela gerente executiva de Marketing Esportivo da instituição bancária, Karen Machado, enquanto o ministro do Esporte, George Hilton, entregou uma placa representando a comunidade esportiva nacional. A passagem aérea foi entregue pelo representante de Marketing da Gol, Everton Fernandes.


Carreira vitoriosa

Dono de três medalhas olímpicas (ouro em Atenas/2004, bronze em Pequim/2008 e prata em Londres/2012), o paranaense Emanuel Fernando Scheffer Rego, de 42 anos, um dos principais nomes do vôlei de praia mundial, fez história na modalidade, com 155 títulos. Sua trajetória nas quadras começou no vôlei indoor, defendendo o Curitibano, mas, em 1991, migrou para o vôlei de praia como uma opção definitiva. Daí em diante, vem contabilizando uma série de conquistas expressivas em sua carreira.

Emanuel, além de três pódios olímpicos, foi três vezes campeão mundial e soma dez títulos no Circuito Mundial e três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. No Circuito Brasileiro, obteve nove títulos. O seu primeiro parceiro no vôlei de praia, em 1991, foi o também paranaense Clésio. A partir de 1993, já jogando profissionalmente, formou dupla com Ricardo, Aloisio, Zé Marco, André Gomes Loiola, Tande, Alison e Pedro Solberg.
A parceria mais vitoriosa, iniciada em 2002, foi ao lado de Ricardo, com quem conquistou 64 títulos e chegou duas vezes ao pódio olímpico (Atenas/2004 e bronze em Pequim/2008). Na sequência, esteve ao lado de Alison. A dupla também conquistou praticamente todos os títulos possíveis e o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres/2012. Em 2014, formou dupla com Pedro Solberg e, em agosto desse mesmo ano, retomou a vitoriosa parceria com Ricardo, ao lado de quem joga até hoje.

Emanuel esteve presente nas cinco edições dos Jogos desde que o vôlei de praia se tornou uma modalidade olímpica, em 1996: Atlanta (dupla com Zé Marco), Sydney (dupla com Loiola), Atenas, Pequim e Londres.

No último dia 29 de fevereiro, Emanuel anunciou oficialmente que encerrará sua carreira após a disputa do Grand Slam do Rio. Atualmente, o atleta preside a Comissão de Atletas de Vôlei de Praia da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

O vôlei do mundo agradece.


Perfil
Nome: Emanuel Fernando Scheffer Rego
Cidade: Curitiba (PR)
Nascimento: 15/04/73
Altura: 1,90m
Peso: 82kg
Principais conquistas:

JOGOS OLIMPICOS (3 medalhas)
2004 – Ricardo / Emanuel – Atenas – Ouro
2008 – Ricardo / Emanuel – Pequim – Bronze
2012 – Alison Cerutti / Emanuel – Londres – Prata

JOGOS PAN-AMERICANOS (2 medalhas)
2007 – Ricardo / Emanuel – Rio de Janeiro - Ouro
2011 – Alison Cerutti / Emanuel – Guadalajara - Ouro

CAMPEONATO MUNDIAL (3 títulos)
1999 – Loiola/ Emanuel – Marselha
2003 – Ricardo / Emanuel – Rio de Janeiro
2011 – Alison Cerutti / Emanuel – Roma

CIRCUITO MUNDIAL (10 títulos)
1996 – Zé Marco / Emanuel
1997 – Zé Marco / Emanuel
1999 – Loiola/ Emanuel
2001 – Tande / Emanuel
2003 – Ricardo / Emanuel
2004 – Ricardo / Emanuel
2005 – Ricardo / Emanuel
2006 – Ricardo / Emanuel
2007 – Ricardo / Emanuel
2011 – Alison Cerutti / Emanuel

CIRCUITO BRASILEIRO (9 títulos)
1994 – Zé Marco / Emanuel
1995 – Zé Marco / Emanuel
2001 – Tande / Emanuel
2002 – Ricardo / Emanuel
2003 – Ricardo / Emanuel
2006 – Ricardo / Emanuel
2008 – Ricardo / Emanuel
2011 – Alison Cerutti / Emanuel
2014/2015 – Ricardo / Emanuel

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro
Fonte CBV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

em breve seu comentário será exibido, obrigado pela colaboração.