quinta-feira, 16 de junho de 2016

CHALLENGER SEGUNDA ETAPA DA TEMPORADA 2016



A segunda etapa da temporada 2016 do Circuito Banco do Brasil Challenger promete agitar Pernambuco. Os jogos ocorrem de sexta-feira (17.06) a domingo (19.06), na arena montada na Praia de Piedade, com entrada franca à torcida. E após uma disputada primeira etapa, as novidades serão o retorno de uma vice-campeã mundial aos campeonatos nacionais e a formação de algumas novas duplas.
Fernanda Berti, vice-campeã mundial em 2015, disputará a primeira competição nacional após realizar uma operação no ombro. A parceria com a catarinense Josi é um dos destaques da competição. Além delas, também haverá a estreia de algumas duplas, casos de Harley/Fernandão (DF/ES), Allison/Bernat (SC/RJ) e Léo Gomes/Ferramenta (RJ).
Será a segunda vez que a cidade recebe uma etapa do tour nacional. Jaboatão foi palco de uma etapa do Circuito Brasileiro Open em 2015, com Evandro/Pedro Solberg (RJ) e Larissa/Talita (PA/AL) conquistando o título. Os dois times estarão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e, assim como outras 10 duplas, não disputam o Challenger pois estão no Circuito Mundial, representando o Brasil.
O torneio em Jaboatão também contará com a presença de três recém campeões mundiais Sub-21. Ana Patrícia (MG), Arthur Lanci (PR) e George, que conquistaram o título na Suíça em maio, estarão na competição como representantes da nova geração do vôlei de praia. As campeãs mundiais Sub-19 Tainá e Andressa também estão na lista de times inscritos da segunda etapa.

Destaque também para o novo formato, que estreou na primeira etapa da temporada, com mais duplas. Agora, 16 times em cada naipe brigam pelo ouro, ao contrário das 12 duplas das temporadas passadas.
<b>Sistema de disputa</b>
O sistema de disputa da competição funciona da seguinte forma. As melhores 10 duplas do ranking de entradas e duas convidadas (wild card) entram direto na fase de grupos. Outros quatro times garantem presença no torneio através da disputa do qualificatório, no primeiro dia (sexta-feira), em partidas eliminatórias diretas.
Os 16 times finais são divididos em quatro grupos de quatro equipes e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (sábado). Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam a repescagem, também no segundo dia. O terceiro e último dia (domingo) tem a disputa das semifinais, bronze e finais de ambos os naipes.
Estão garantidas no torneio masculino as seguintes duplas: Thiago/George (SC/PB), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Fernandão/Harley (ES/DF), Bernardo Lima/Gilmário (CE/PB), Jefferson/Miguel (CE/MS), Daniel Souza/Vinícius Cardoso(RJ), Léo Vieira/Benjamin (DF/MS), Fábio/Averaldo (CE/TO), Vinícius/Eduardo Davi (ES/PR), Gabriel Pereira/Ramon Gomes (RJ), Luciano/Matheus Santos (ES) e Fabiano/Ícaro (PE/PB).
Já no torneio feminino estão classificadas direto à fase de grupos as duplas Neide/Rebbeca (AL/CE), Angela/Izabel (DF/PA), Tainá/Andressa (SE/PB), Rachel/Carolina (RJ), Andrezza/Vivian (AM/PA), Danielle/Fernanda Nunes (MS/RJ), Luzia Amélia/Luciana (CE), Ana Patrícia/Carol Horta (MG/CE), Val/Renata (RJ), Andréa Teixeira/Juliana Simões (SC/PR), Sandressa/Victoria (AL/MS) e Fernanda Berti/Josi (RJ/SC).
O Challenger é composto por quatro etapas. Além de João Pessoa (PB) e Jaboatão dos Guararapes (PE), o torneio terá paradas em Aracaju (SE) e Cabo Frio (RJ). O time vencedor de cada etapa soma 400 pontos no ranking, além de receber uma premiação de R$ 13 mil. Ao final dos quatro paradas, as duplas masculina e feminina que somam mais pontos são eleitas as campeãs gerais da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

em breve seu comentário será exibido, obrigado pela colaboração.