domingo, 14 de julho de 2013

BRASIL DOMINA O MUNDO DO VOLEIBOL DE PRAIA




 Sete jogos, sete vitórias, nenhum set perdido e o título. Neste DOMINGO (14.07), as jovens Duda e Tainá sagraram-se campeãs mundiais sub-19 nas areias do Porto, em Portugal, igualando os feitos das duplas Ian Borges/Pedro Solberg, em 2002, e Carol/Bárbara Seixas, em 2005, e entrando para uma seleta lista de atletas brasileiros que conquistaram o mundo nas categorias de base.


A dupla foi formada há apenas três meses, logo após a aposentadoria de Pedro Cunha, e já conquista o seu primeiro título nas areias. Neste DOMINGO (14.07), o baiano Ricardo e o paraibano Álvaro Filho desbancaram os atuais líderes do ranking, os compatriotas Bruno Schmidt e Pedro Solberg, e sagraram-se campeões do Grand Slam de Gstaad (SUI) do Circuito Mundial, justamente uma semana depois de se tornarem vice-campeões mundiais na Polônia.






Até então, por terem formado a parceria recentemente, Ricardo e Álvaro haviam enfrentado Bruno e Pedro apenas duas vezes. E cada dupla tinha vencido uma. Portanto, a decisão na Suíça valia também como um tira-teimas. E era um duelo entre líderes e vice-líderes do ranking do Circuito Mundial, um ingrediente para apimentar ainda mais a final. Se o brasiliense e o carioca ganharam o ouro em Xangai (CHN), a prata em Haia (HOL) e o bronze em Roma (ITA), a dupla nordestina só tinha subido ao pódio na competição com o terceiro lugar em Xangai, mas foram vice no Mundial.
Aliás, Duda já tinha entrado para a história do vôlei de praia ao se tornar a primeira jogadora a disputar os três Mundiais de base em um mesmo ano. Há um mês, na Croácia, tornou-se vice-campeã mundial sub-23 na Polônia, em parceria com Thaís. Em seguida, jogou o Mundial Sub-21 na Croácia, já ao lado de Tainá, mas caiu nas oitavas de final. Em Portugal, ela mesma comentou que não aceitava outro resultado que não fosse o título.





O Brasil conquistou mais duas medalhas no torneio feminino do Circuito Mundial 2013. Neste DOMINGO (14.07), Lili e Bárabara Seixas acabaram superadas pelas chinesas Chen Xue e Zhang Xi, atuais campeãs mundiais, e ficaram com a prata no Grand Slam de Gstaad, na Suíça. Na disputa pelo terceiro lugar, bronze para Taiana e Talita, que bateram as alemãs Ludwig e Walkenhorst e se mantêm como líderes do ranking.


Assim como na semifinal contra Taiana e Talita, as chinesas cometeram poucos erros no primeiro set e estiveram sempre à frente no placar. Chegaram a abrir três pontos (13/10), quando, num ponto espetacular, que levantou a torcida, Lili e Bárbara Seixas empataram em 13/13. O jogo seguiu equilibrado até 16/16. Mas, num momento de desconcentração das brasileiras, com falhas no ataque, Chen Xue e Zhang Xi aproveitaram para fechar em 21/16.



No segundo set, Lili e Bárbara Seixas logo abriram três pontos (7/4), ficando à frente pela primeira vez na partida. Mas novamente perderam o foco, com as chinesas encaixando uma sequência de dez pontos e abrindo 14/8. Assim, não tiveram dificuldades para manter a enorme vantagem e fechar o jogo em 21/14, conquistando mais um título, repetindo o feito do último fim de semana, quando sagraram-se campeãs mundias na Polônia. As brasileiras somam mais 720 pontos e se mantêm como vice-líderes do ranking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

em breve seu comentário será exibido, obrigado pela colaboração.