segunda-feira, 7 de outubro de 2013

GRAND SLAM DE VOLEIBOL DE PRAIA EM SÃO PAULO



 O Circuito Mundial chega ao Brasil com o Grand Slam de São Paulo. É a hora de a torcida brasileira ver de perto o que o vôlei de praia tem de melhor no cenário mundial. E, de TERÇA (08.10) a DOMINGO (13.08), duas duplas em especial viverão um momento único na temporada: no feminino, Talita e Taiana, líderes do ranking mundial; no masculino, Bruno Schmidt e Pedro Solberg, em segundo lugar , na caça aos letões. Os técnicos das seleções já traçaram suas estratégias.

Entre as mulheres, a liderança de Talita e Taiana não é à toa. Elas ganharam nada menos do que cinco de oito etapas Grand Slam, totalizando 6.090 pontos. Logo atrás, com 5.434, aparecem as alemãs Semmler e Holtwick. A fase das comandadas do técnico Marcos Miranda, o Marcão, é tão boa que quatro duplas estão entre as sete melhores do ranking: Maria Clara/Carol em terceiro (5.220), Lili/Bárbara Seixas em quinto (4.940) e Ágatha/Maria Elisa em sétimo (4.620).





Entre os homens, como apenas duas duplas do Brasil continuam firmes e fortes na briga pelo título da edição 2013, a estratégia da técnica Letícia Pessoa é outra. No momento, Janis Smedins/Samoilovs (LET) lidera o ranking, com 5.950 pontos. Bruno Schmidt e Pedro Solberg têm 410 pontos a menos (5.540), na segunda posição. Em seguida, Ricardo e Álvaro Filho, com 5.010. É bom frisar que a diferença dos letões na liderança se dá pelo novo sistema de pontos implantado pela Federação Internacional de Voleibol este ano.

Tanto os letões quanto Bruno e Pedro jogaram uma etapa Open e oito etapas Grand Slam do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial. Até a temporada passada, apenas estas competições computavam pontos para o ranking. A partir de agora, os atletas também podem pontuar em alguns outros torneios. Foi o que aconteceu com a dupla da Letônia, que ficou em segundo lugar no Campeonato Europeu, realizado em Klagenfurt (AUT), somando mais 450 pontos.

Portanto, se fosse levado em consideração o sistema antigo da FIVB, o brasiliense Bruno e o carioca Pedro liderariam o ranking, com 40 pontos de vantagem sobre os seus rivais diretos pelo título da temporada. Mas não há o que lamentar, visto que todos já tinham tomado conhecimento das mudanças. O que passa a valer, e muito, portanto, é a estratégia de cada dupla para se tornar campeã ao final do ano.

“Bruno e Pedro jogarão até o fim, disputarão todas as etapas”, confirmou Letícia. “Quanto a Ricardo e Alvinho, é certo que jogarão até o Grand Slam de Xiamen. Depois, veremos como estará a pontuação para decidirmos o que fazer. Os mais novos, como Alison, Evandro e Vitor Felipe, continuarão na disputa, e talvez teste mais alguém. Agora, é pensar no Grand Slam de São Paulo, torneio mais importante do ano depois do Campeonato Mundial. Faremos de tudo para dar esse título ao público brasileiro.”


Lembrem-se de que os jogas serão transmitidos pela SPORTV, boa sorte Brunão.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

em breve seu comentário será exibido, obrigado pela colaboração.